Perguntas frequentes
1) O que é um ISSN?
É um número padrão composto de oito dígitos, incluindo um dígito verificador e precedido pelo prefixo ISSN, atribuído a uma publicação seriada pela Rede ISSN. O ISSN (International Standard Serial Number) é um número de identificação única, internacionalmente reconhecido para publicações seriadas que, uma vez atribuído, torna-se um atributo individual do título pelo tempo que for editado, sob um determinado título.
Exemplo: ISSN 0028-9534
2) Quem atribui o ISSN?
O ISSN é atribuído por centros nacionais e regionais da rede internacional do ISSN. O sistema de coordenação internacional (ISSN International Centre - ICISSN, Paris) assegura que cada ISSN é único para cada publicação. No Brasil, o ISSN é atribuído pelo Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), que é membro da rede e representante brasileiro junto ao Centro Internacional.
3) O ISSN é obrigatório?
Não, mas é um parâmetro para o controle de qualidade de revistas científicas e também um critério de indexação em base de dados nacionais e internacionais.
4) Quais as vantagens de se ter um ISSN?
Como o sistema do ISSN é internacional e cada ISSN é único, um ISSN pode identificar uma publicação seriada independentemente de seu idioma ou país de origem fazendo a distinção entre publicações seriadas com o mesmo nome ou títulos semelhantes.
O ISSN é usado onde a informação sobre publicações seriadas necessita ser registrada e comunicada com precisão (ordens de compra, pesquisas em base de dados etc.).
O ISSN proporciona um método eficiente e econômico de comunicação entre editores, fornecedores e compradores de publicações seriadas. Proporciona, também, um ponto de acesso útil aos catálogos de editores, diretórios comerciais, inventários automatizados, bibliografias, etc.
O ISSN é amplamente usado em bases de dados automatizadas na organização, recuperação e transmissão de dados sobre publicações seriadas.
O ISSN é amplamente usado por bibliotecas para identificar, ordenar e processar títulos de publicações seriadas.
Publicações que têm ISSN fazem parte dos registros de publicações seriadas mantido pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris.
5) O que é uma publicação seriada?
Publicação seriada é uma publicação editada em partes sucessivas que pretende ser continuada indefinidamente, podendo ser publicada em qualquer suporte (físico e/ou eletrônico).
Segundo a ABNT NBR 10525:2005, “3.5 publicação seriada: Publicação, em qualquer suporte, editada em partes sucessivas, com conteúdo corrente, designação numérica e/ou cronológica e destinada a ser continuada indefinidamente.”
6) Quais são os tipos de publicações seriadas?
Publicações seriadas incluem periódicos, magazines, jornais, anuários, memórias, anais de congressos, publicações de sociedades, séries monográficas e suplementos independentes.
7) O que são suplementos independentes?
São publicações que possui título e identificação próprios ou não, porém possuem uma periodicidade regular (número de volume, fascículo, mês, ano) e consequentemente o seu código ISSN. Neste caso, deve constar no verso da folha de rosto do suplemento, a informação Suplemento de:, com a indicação do título completo da publicação que suplementa, bem como seus números de volume e fascículo, mês, ano e o código ISSN. Na publicação, em contrapartida, devem constar, na mesma posição, a informação Suplementado por:, com a indicação do título completo do suplemento, bem como os números do volume e fascículo, mês, ano e o código ISSN.
8) O que são números especiais independentes?
São publicações que possui título e identificação próprios ou não, porém possuem uma periodicidade regular (número de volume, fascículo, mês, ano) e consequentemente o seu código ISSN.
9) O que é uma série monográfica?
São consideradas monografias seriadas, conjunto de obras ou documentos independentes que, além de possuírem seus próprios títulos, relacionam-se entre si mediante um título comum. Neste caso, o título da série recebe um ISSN e o título do item recebe um ISBN.
10) Quando um novo ISSN é atribuído?
Um novo ISSN deverá ser atribuído cada vez que o título de uma publicação seriada for mudado ou quando ocorrer mudança no suporte (físico e/ou eletrônico).
Atenção: O ISSN nunca deve ser reutilizado em novos títulos ou em títulos que tiveram alteração.
11) O número do ISSN pode ser obtido antes da publicação do primeiro fascículo de um novo título?
- Com exceção dos Anais de eventos e publicações de divulgação, o ISSN pode ser atribuído ainda no prelo para uma publicação impressa de caráter técnico/científico.
- No caso de uma publicação eletrônica on-line, será atribuído o ISSN após a disponibilização do primeiro número completo.
- No caso de publicações eletrônicas em CD-Rom e Pen-drive, o ISSN será atribuído somente após a apresentação dos documentos necessários.
12) Qual a diferença entre ISSN e ISBN?
O ISSN é atribuído somente às publicações seriadas. O ISBN é atribuído a livros ou a outras publicações monográficas. Para verificar quais outras publicações recebem o ISBN, clique aqui.
13) O que é o ISBN?
O ISBN - International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país, a editora, individualizando-os inclusive por edição. Utilizado também para identificar software, seu sistema numérico é convertido em código de barras, o que elimina barreiras linguísticas e facilita a sua circulação e comercialização.
O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta, coordena e delega poderes às Agências Nacionais designadas em cada país. A Agência Brasileira, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país, é a Câmara Brasileira do Livro, a representante oficial no Brasil.
Exemplo: ISBN 85-900114-1-0
14) Qual o endereço da Agência do ISBN no Brasil?
O ISBN é atribuído pela Câmara Brasileira do Livro. Para mais informações, clique aqui.
15) Qual a relação entre ISSN e Código de Barras?
Quando o sistema de código de barras foi estabelecido para as publicações seriadas, foi entendido que como o ISSN era um número identificador único para título poderia ser usado como parte do código de barra para identificar a Publicação Seriada. O ISSN, portanto, pode ser utilizado como identificador do titulo do código de barra.
16) Como é construído o código de barras para as publicações seriadas?
Código de barras é uma representação gráfica de dados numéricos ou alfanuméricos. A decodificação dos dados é realizada por um tipo de scanner - o leitor de código de barras -, que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. EAN-13 é um código de barras no padrão EAN definido pela GS1, adaptado em mais de cem organizações membros GS1, para a identificação dos itens, principalmente nos pontos de venda a varejo. No EAN-13 o símbolo codifica treze números que estão divididos em quatro partes; dos treze dígitos, doze são dos dados referentes ao produto e um é o dígito verificador (Codificação EAN-13, 2007).
O código de barra para publicações seriadas é representado em formato EAN com dois dígitos acrescentados.
Lembramos que o Centro Brasileiro do ISSN está relacionado à identificação de títulos de publicações seriadas. Ele atribui o ISSN, e não o código de barras.
OBS.: Se os editores tem dúvidas quanto ao ISSN, devem entrar em contato com o Centro Brasileiro do ISSN, no Ibict. No entanto, se têm dúvidas quanto ao código de Barras, devem entrar em contato com O GS1 Brasil (anteriormente, EAN BRASIL).
17) É necessário um novo ISSN para cada edição de uma publicação?
Não. O ISSN é atribuído ao título da publicação e não as suas edições.
18) Onde o ISSN deve aparecer ?
Orientamos que o código ISSN deve ser apresentado em cada fascículo da publicação seriada, em posição destacada, no canto superior direito da capa.
19) O título está protegido por copyright uma vez que lhe foi atribuído um ISSN?
Não há nenhuma ligação entre copyright e ISSN. Portanto, não há copyright ou proteção do título com a atribuição do ISSN.
20) Necessito de um novo ISSN para edição (fascículo) especial, comemorativo, nova série etc?
Não. O ISSN deverá ser o mesmo da publicação principal.
21) Tenho que enviar para o Centro Brasileiro do ISSN um exemplar de cada edição publicada?
Não.
22) O que acontece se mudar o título da minha publicação?
Terá que solicitar um novo ISSN para a publicação.
23) Pode uma publicação ter ambos, um ISSN e um ISBN?
Sim. Esta situação ocorre com as monografias seriadas e os anais de evento.
24) Uma vez que minha publicação possui o ISSN, como obter o código de barras?
Utilize o número do ISSN para construir o código de barras que pode ser calculado através dos softwares Corel Draw ou SGN.
O SGN está disponível no endereço do GS1 Brasil: www.gs1brasil.org.br > serviços on-line > SGN/ TPNQ
25) O que é a GS1 Brasil?
A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) é, no Brasil, a entidade oficial responsável pelo licenciamento da numeração do código de barras.
26) Qual o endereço da GS1 Brasil?
Rua Dr. Renato Paes de Barros, 1017 – 14º andar
04530-001 São Paulo , SP
Central de atendimento - SP: +55 (11) 4000.1936
Site: http://www.gs1br.org
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
27) Há alguma maneira de consultar por ISSN atribuído?
É possível consultar por ISSN no Portal ISSN disponibilizado pelo Centro Internacional. Acesse pelo endereço: https://portal.issn.org/
28) Qual é o número do CNPJ do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT)?
O número do CNPJ do Ibict é 04.082.993/0001-49.