Conceitos úteis

 

Conteúdo contínuo: Apresentação de novos artigos a cada fascículo.

 

Fascículo: Em uma série contínua sob o mesmo título, publicado a intervalos regulares, por tempo ilimitado, sendo cada fascículo numerado consecutivamente e com indicação de data. A publicação de partes que, juntas, formam um todo, mas que individualmente podem ser recursos contínuos.

 

Fonte de título ou legenda bibliográfica ou fonte de informação: Ou fonte de informação, é o local no recurso contínuo de onde se obtém o título-chave. O dado pode ser extraído da própria publicação, como capa, página do título e outras partes do material, seja no suporte impresso ou eletrônico.

 

Número Padrão Internacional para Publicação Seriada – ISSN: Identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de um recurso contínuo, tornando-o único e definitivo. A sigla ISSN deve ser utilizada tanto para o singular quanto para o plural. Número: Refere-se a uma parte específica de um recurso contínuo. Os números geralmente são publicados com uma frequência específica (por exemplo, mensal, semanal) e estão vinculados a uma sequência dentro de um volume ou ano de publicação.

 

Periodicidade: Frequência das atualizações das publicações dos conteúdos contínuos.

 

Publicação seriada: Publicação, em qualquer suporte, editada em partes sucessivas, com conteúdo contínuo, com designação numérica e/ou cronológica e destinada a ser continuada indefinidamente, como exemplo: anais de eventos, séries monográficas, periódicos: revistas, jornais, publicações, anuários, boletins e suplementos independentes e números especiais independentes.

 

Recurso contínuo: Uma publicação ao longo do tempo sem prazo pré determinado para conclusão. Exemplos incluem publicações seriadas e recursos integrados.

 

Recurso eletrônico: Material que requer o uso de um dispositivo eletrônico, podendo ser contínuo, como periódicos eletrônicos.

 

Recurso integrado: Um recurso contínuo que é atualizado de forma a incorporar as adições no conteúdo já existente, como páginas de atualização de sites, clipping de e-mails, blogs, portais de periódicos.

 

Série monográfica: Uma coleção de publicações que são emitidas em volumes ou partes sucessivas, com uma característica comum (como tema ou mesma autoria), mas que são consideradas completas individualmente, isto é, um conjunto de obras relacionadas, geralmente publicadas em volumes sucessivos, mas onde cada volume pode ser tratado como uma obra individual com seu próprio título. Diferente de uma publicação seriada, a série monográfica não precisa ter uma periodicidade regular, e os volumes podem ser publicados esporadicamente.

 

Suplemento: Um material adicional que é publicado separadamente, mas que está relacionado a outro documento principal, popularmente chamado de encarte. No caso de publicações seriadas, o suplemento pode fornecer informações complementares ou estendidas ao conteúdo principal. Para recursos contínuos, como periódicos, os suplementos podem conter edições especiais ou materiais adicionais relacionados ao tema da publicação.

 

Suplemento independente de uma publicação seriada: é um conteúdo adicional que complementa uma publicação periódica, mas é produzido e distribuído de forma autônoma em relação à edição principal. Geralmente, aborda um tema específico, podendo ter periodicidade variável, formato distinto e distribuição separada. Exemplos incluem suplementos culturais, encartes especiais, relatórios técnicos e edições comemorativas, que oferecem aprofundamento temático ou conteúdo exclusivo ao público.

 

Suporte de um recurso contínuo: O formato que está publicado é o recurso contínuo, como exemplo: impresso, on-line, CD-ROM, pen-drive, entre outros.

 

Título-chave: Forma em que se apresenta o título de uma publicação seriada em sua fonte de título e inseparavelmente ligada ao seu ISSN.

 

Título-chave abreviado: Forma abreviada em que se apresenta o título de uma publicação seriada em sua fonte de título e inseparavelmente ligada ao seu ISSN.

 

Volume: Um conjunto de números de uma publicação seriada, normalmente publicado em um período específico (geralmente um ano). Cada volume pode conter vários números, e a numeração dos volumes é sequencial ao longo dos anos.

 

Produção Técnico-Científica
Objetivo: Combinar a aplicação prática de conhecimentos com a fundamentação teórica e científica, fornecendo um conteúdo que seja tanto instrutivo quanto rigoroso em termos de metodologia e base de conhecimento.
Audiência: Profissionais e pesquisadores que necessitam de informações detalhadas e fundamentadas para aplicar em suas práticas ou pesquisas.
Linguagem: Técnica e científica, com a utilização de jargões e termos específicos, mas mantendo a clareza e precisão necessária para a aplicação prática. Inclui tanto explicações metodológicas quanto instruções práticas.
Profundidade: Alto nível de detalhamento, abordando tanto os “como fazer” (how-to) quanto o “porquê” (justificativa científica) das práticas recomendadas. Normalmente inclui referências bibliográficas, dados empíricos, esquemas e análises que sustentam as recomendações técnicas.
Exemplos:
Artigos em revistas técnicas e científicas: Publicações que descrevem tanto a metodologia quanto a aplicação de novas tecnologias ou técnicas.
Guias técnicos com fundamentação científica: Documentos que instruem sobre a implementação de práticas ou uso de ferramentas, fundamentados em pesquisas científicas e dados empíricos.
Relatórios de pesquisa aplicada: Relatórios que não apenas descrevem os resultados de uma pesquisa, mas também fornecem recomendações práticas para sua aplicação em contextos específicos.


Produção de Divulgação
Objetivo: Difundir temas de interesse em público geral.
Audiência: Público leigo, incluindo estudantes de todos os níveis, entusiastas e cidadãos comuns interessados em aprender sobre novos tópicos.
Linguagem: Simples e acessível, evitando jargões técnicos e explicando conceitos complexos de forma clara e compreensível. Frequentemente usa metáforas e exemplos do dia-a-dia.
Profundidade: Moderada, suficiente para explicar os conceitos básicos e a importância do tema, mas sem o detalhamento técnico ou científico rigoroso.
Exemplo: Artigos de conhecimento cultural e popular, artigos em revistas de ciência popular, programas de TV educativos, blogs de ciência e tecnologia para o público geral.

 

Mais informações consulte as referências normativas em sua última atualização:
– ABNT NBR 6021 – Informação e documentação – Publicação periódica científica impressa – Apresentação
– ABNT NBR 10521 – Numeração internacional para livro – ISBN – Procedimento
– ABNT NBR 10525 – Número Padrão Internacional para Publicação Seriada – ISSN
– ISO 2709 – Information and documentation – Format for information exchange
– ISO 3297 – Information and documentation — International standard serial number (ISSN)
– CÓDIGO de Catalogação Anglo-Americano. 2. ed. São Paulo: FEBAB, 1983-1985.
– ISO 4 – Informação e Documentação — Regras para a abreviação de palavras e títulos de publicações

Olá! Recebemos o seu email!